Última modificação em 18-01-2012 14:51 por Ivo Emanuel dos S. M

7 - Conclusões

 
A prática da autoavaliação é reconhecida pelos docentes do agrupamento como um meio para promover a excelência. Dos trabalhos realizados pela secção de autoavaliação ao longo destes anos letivos resultou este relatório que se constitui como um instrumento de autonomia do agrupamento. Da análise dos vários documentos estratégicos, da aplicação de instrumentos de recolha de dados [análise SWOT, inquéritos por entrevista (Anexo 3) e questionário a equipa concluiu que o agrupamento apresenta vários pontos fortes e alguns pontos fracos. A sua identificação possibilitará, com o empenho e a colaboração dos vários órgãos de gestão e administração e todos os elementos da comunidade educativa. Um dos aspetos a realçar é a existência de boas práticas em termos de trabalho colaborativo no Departamento de Matemática, não obstante os resultados menos positivos dos alunos nesta disciplina o que evidencia a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre os reais motivos conducentes a esta situação. O alargamento desta prática aos restantes departamentos e ciclos afigura-se como uma realidade fundamental à prestação de um serviço educativo de qualidade.
Contudo, tendo sido este um dos aspetos salientados pelos docentes no momento da análise SWOT e sentindo a urgência da realização de um trabalho mais consistente, a Direção procurou selecionar um modelo de autoavaliação que oferecesse garantias de sistematização e objetividade e que permitisse a construção de um plano de ação com consequentes e evidentes melhorias no funcionamento do agrupamento. Não olvidando que se trata de um processo dinâmico, e que várias variantes podem contribuir para a alteração dos indicadores ao longo dos anos letivos, a equipa responsável tem procurado efetivar um trabalho sério e isento e, após a análise de vários planos de avaliação, nomeadamente o CAF Educação e a Plataforma EPIS, foi selecionada a última, estando neste momento a ser iniciado o preenchimento do plano de melhoria.
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1 - Introdução.................................................................................................................. 3
2 - Projeto Educativo e Avaliação Externa.......................................................................... 4
3 - Avaliação das atividades............................................................................................. 10
5 - Prática do trabalho colaborativo................................................................................. 12
6 - Análise sintética do Espelho EPIS................................................................................ 13
7 - Conclusões................................................................................................................ 15