Última modificação em 18-01-2012 14:48 por Ivo Emanuel dos S. M

4 - Avaliação da organização e gestão (resultados escolares e prestação do serviço educativo)

 
No que concerne este item, a Secção de avaliação redigiu um relatório a partir da análise dos resultados dos alunos, sublinhando que: «convém ter em conta nas nossas análises internas as premissas que estão presentes no Relatório apresentado pelo Ministério da Educação onde se refere, por exemplo, “O grau de exigência destas provas resulta de maior complexidade de algumas questões e da definição de critérios de classificação mais rigorosos (…)”, ou ainda, “Na prova de Matemática de 2º ciclo, o efeito de variação do nível de exigência teve um impacto mais significativo, quer ao nível do valor médio, que baixa de 61,7%, para 58%, quer ao nível do peso relativo dos alunos com desempenho insuficiente:”. Ao proceder a uma análise comparativa dos últimos 3 anos nas disciplinas de LP e de Matemática de 4º ano, constata-se que as descidas no ano lectivo anterior são relevantes no domínio de expressão escrita de Língua Portuguesa (passa de 94,84% para 81,90%)e no domínio de Números e Cálculo (passa de 89,81% para 67,52%). Se compararmos globalmente os resultados com os do ano lectivo de 2009/2010, verificamos que, quer na Matemática, quer na Língua Portuguesa, houve um menor sucesso. Realçamos que, este ano letivo, oito alunos do Percurso Curricular Alternativo (6ºC) realizaram a Prova, pelo que existe uma discrepância entre os resultados da avaliação interna e os da prova de aferição. Todavia, em termos relativos e quando se compara com a média nacional, os resultados do nosso Agrupamento são francamente bons, atingindo médias de sucesso de alta qualidade. Por outro lado, e na senda dos objectivos traçados, aumentou a percentagem de níveis de excelência que correspondem aos níveis A e B identificados.
No que diz respeito à prestação do serviço educativo, salienta-se o esforço do agrupamento apresentar uma oferta educativa que assegura as necessidades da comunidade educativa: pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, uma turma de Percurso Curricular Alternativo (PCA), Ensino de Português Língua Não Materna; Ensino e Formação de Adultos (EFA) e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). 
As planificações a longo e médio prazo são executadas em conjunto nas reuniões de departamento curricular ou de conselho de docentes, sendo avaliadas regularmente também nestas reuniões, como consta das respetivas atas. 
 
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1 - Introdução.................................................................................................................. 3
2 - Projeto Educativo e Avaliação Externa.......................................................................... 4
3 - Avaliação das atividades............................................................................................. 10
5 - Prática do trabalho colaborativo................................................................................. 12
6 - Análise sintética do Espelho EPIS................................................................................ 13
7 - Conclusões................................................................................................................ 15