Última modificação em 24-01-2012 11:27 por Ivo Emanuel dos S. M

3 - Avaliação das atividades

 
De acordo com a legislação em vigor, a avaliação do agrupamento deve identificar o grau de concretização das atividades propostas no Plano de Atividades do Agrupamento (PAA). Os dados disponibilizados permitem concluir que, desde o início do mandato da atual direção, a taxa de atividades não realizadas é reduzida (cerca de 10%) tendo em conta o número expressivo de propostas aprovadas em Conselho Pedagógico e que, anualmente, ronda as 170.
A partir dos vários relatórios elaborados pelos dinamizadores/responsáveis das atividades, foram construídos os relatórios finais do PAAA relativos aos anos letivos de 2009/2010 e 2010/2011 dos quais transparecem as seguintes conclusões:
· Contributo para o enriquecimento curricular dos alunos;
· Empenho e participação dos alunos;
· Fomento de percursos de aprendizagem diversificados;
· Pertinência e adequação dos temas propostos;
· Empenho dos organizadores;
· Elevado nível de participação geral;
· Boas práticas no convívio entre os elementos da comunidade escolar;
· Grau de execução do Plano Anual de Atividades muito bom;
· Boa articulação entre o Plano Anual de Atividades e o Projecto Educativo;
· Boa articulação entre ciclos, nomeadamente entre Pré-escolar e 1º Ciclo e 1º e 2º ciclos;
· Promoção da interdisciplinaridade e da articulação de conteúdos e competências;
· Possibilidade de contacto dos alunos com atividades culturais e científicas relevantes;
· Envolvimento da escola com a comunidade e com instituições parceiras;
· Cumprimento das metas previstas no Projeto Educativo, nomeadamente, ao nível dos valores e atitudes a desenvolver, da promoção de atitudes profissionais positivas por pessoal docente e não docente, do clima de escola positivo, do desenvolvimento do gosto pela aprendizagem e do combate ao insucesso escolar.
A principal dificuldade identificada na execução do PAAA refere-se à logística de transportes que depende em larga escala da autarquia. Como pontos fortes foram indicados o trabalho colaborativo, a dimensão de abertura à comunidade, a participação, colaboração, cooperação e empenho das Associações de Pais em muitas das atividades desenvolvidas e o elevado grau de satisfação dos participantes. Como aspetos a melhorar, foram apresentados a extensão do PAAA, a necessidade de uma seleção criteriosa das atividades, o cuidado a ter com a calendarização das mesmas, nomeadamente a sua concentração em determinada época ou período e a articulação mais consistente entre departamentos, disciplinas, anos e ciclos do Agrupamento, no desenvolvimento de atividades comuns.
 
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