Última modificação em 18-01-2012 17:04 por Fernando Delgado Pereira Santos

5 - Prática do trabalho colaborativo

 
No sentido de caraterizar as dinâmicas do trabalho colaborativo desenvolvidas no departamento e aferir os impactos do trabalho colaborativo nos resultados escolares dos alunos, a secção de autoavaliação construiu um inquérito por entrevista que foi dirigido aos elementos do departamento de Matemática.
Os professores deste departamento são maioritariamente do sexo feminino com idade superior a 30 anos, sendo a maioria pertencente ao quadro de escola. Mais de metade destes professores trabalha no Agrupamento há mais de 11 anos. Dos 13 professores que fazem parte deste departamento 7 só lecionam Matemática e os restantes Matemática e Ciências da Natureza. A qualidade das relações interpessoais entre os professores do departamento e dentro de cada ciclo é muito boa. O mesmo acontece nas relações com o coordenador do departamento, dos novos programas e do plano da Matemática. Para além das reuniões formais, o departamento reúne, informalmente, com uma certa periodicidade. No 2º ciclo, estas reuniões são mais frequentes para os professores que lecionam os 6ºanos em virtude da necessidade de preparação de materiais que estejam de acordo com os novos programas. As planificações são predominantemente elaboradas em reuniões formais embora também o sejam em reuniões informais. Relativamente à observação de aulas, os docentes referem que não há necessidade de esta se realizar, uma vez que em quase todas as turmas há assessorias, o que permite a troca de opiniões relativamente ao trabalho desenvolvido. Os docentes referem que o trabalho colaborativo é muito bom. O reflexo deste trabalho nos resultados dos alunos está abaixo do esperado, apontando como possíveis causas o baixo empenho por parte destes e a perceção de que a Matemática é uma disciplina difícil. Como forma de melhorar os resultados escolares, os docentes sugerem o apoio individual dado aos alunos, maior rigor no cumprimento de regras e existência de mais horas letivas. Segundo a caracterização das dinâmicas do departamento pode dizer-se que o mesmo leva a cabo práticas de trabalho colaborativo não formal. Os recursos utilizados nas atividades letivas são predominantemente elaborados em grupo, constituindo o email outra forma de partilha de materiais. Em sala de aula, o professor assessor concentra-se nos alunos com maiores dificuldades. No que diz respeito às atividades constantes do PAAA os docentes do departamento têm um papel dinamizador e participante.
A equipa de autoavaliação considera que as práticas desenvolvidas pelo departamento trazem benefícios: diminuem o tempo de preparação individual, permitem a troca de experiências e materiais enriquecedores da qualidade dos recursos e do processo ensino aprendizagem, enriquecem as relações interpessoais e o saber individual dos docentes.
Como sugestão para melhorar os resultados dos alunos, propomos que os alunos com melhor desempenho, desenvolvam junto de colegas com dificuldades as competências de comunicação / explicitação de raciocínio. Propomos ainda, que sejam fomentadas, em sala de aula, atividades onde haja primazia da linguagem utilizada entre alunos, tendo como objetivo a melhoria dos resultados escolares na disciplina de Matemática.  
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2 - Projeto Educativo e Avaliação Externa3 - Avaliação das atividades............................................................................................. 10
5 - Prática do trabalho colaborativo................................................................................. 12
6 - Análise sintética do Espelho EPIS................................................................................ 13
7 - Conclusões................................................................................................................ 15