Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > Parlamento dos Jovens do Ensino Básico – “Combate ao Insucesso Escolar”
Janeiro 21
Parlamento dos Jovens do Ensino Básico – “Combate ao Insucesso Escolar”
 4.png
3.jpg

O Insucesso Escolar em debate!

 
Como tem sido tradição, o Agrupamento de Escolas José Estêvão abraçou, uma vez mais, o projeto “Parlamento dos Jovens do Ensino Básico” que, este ano letivo, tem como tema em debate “O combate ao insucesso escolar”.
De forma a apoiar os candidatos a deputados na clarificação das temáticas e a sensibilizá-los para a importância de uma participação ativa e responsável na vida política, foi promovido um debate conjunto com os alunos das dez listas do Ensino Básico e Secundário, num total de aproximadamente 100 participantes, que contou com a presença do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas José Estêvão, Dr. Fernando Delgado, e a do Sr. Deputado Couto dos Santos (deputado na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Aveiro), que aceitaram debater os temas propostos.
Os alunos demonstraram uma atitude participativa, tendo colocado questões muito pertinentes que animaram o debate, que se prolongou para lá do tempo previsto.
No dia 19 de janeiro, teve lugar a Sessão Escolar, com início às 15 horas, na Sala “Espaço do Conhecimento e da Memória”, sob a presidência da Professora Benvinda Soares que orientou os trabalhos. A abertura esteve a cargo do Diretor do Agrupamento, Dr. Fernando Delgado, que realçou a importância da participação dos alunos em iniciativas desta natureza, na medida em que contribuem para a promoção da educação para a cidadania e estimulam o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade.
Nesta sessão, que contou com a participação de 22 deputados das listas A, B e D (os da lista C não estiveram presentes), foram apresentadas, discutidas e votadas as medidas constantes dos três Projetos de Recomendação em debate, tendo também havido lugar a momentos de negociação. Em debate estiveram, entre outras, propostas relacionadas com o número de alunos por turma, a pertinência do uso de metodologias audiovisuais, a intensificação da participação dos pais no acompanhamento dos seus educandos, formas de apoio aos alunos com mais dificuldades, a melhoria das condições das escolas, a duração das aulas de 50 minutos a nível nacional, a necessidade de contratar mais professores. Estas três últimas foram as mais votadas para integrar o Projeto de Recomendação do Agrupamento. Para o defender na Sessão Distrital, foram eleitos, como deputados efetivos, os alunos Diogo Sardo Dinis e Beatriz Silva Cruz e, como suplente, Rui Ribeiro.
No final, procedeu-se à eleição da candidata à Mesa da Sessão Distrital, Mafalda Ferreira, e foi sugerido o tema “ A Pedofilia” para o Parlamento dos Jovens do próximo ano letivo.
Todos os jovens deputados participaram de forma empenhada e entusiasta no desenrolar dos trabalhos, exercendo as suas funções com sentido de responsabilidade.
Estiveram ainda presentes, no espaço destinado à assistência, alguns alunos e professores que acompanharam com interesse o desenvolvimento das atividades desta Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens.
Aguarda-nos uma nova etapa!
 

 Projeto Recomendação.pdfProjeto Recomendação.pdf

Os professores responsáveis: António Rodrigues e Benilde Gomes
 

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com