Última modificação em 29-11-2023 08:08 por Fernando Delgado Pereira Santos
 
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Quem somos
O projeto "HOPE4schools-Health, open and prosperity education for schools"- com o número de identificação2021-1-RO01-KA220-SCH-000024401 é coordenado pelo LICEUL TEORETIC "WILLIAMSHAKESPEARE" de Timisoara, Roménia, e é financiado ao abrigo do programa ERASMUS+, K2 Partnerships KA220-SCH – Parcerias de cooperação no ensino escolar.
Parceiros no projeto:
CENTRO DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA TIMISOARA ASSOCIATION (CPIP)/Roménia
SDRUDZENIEZNAM I MOGA (KNOW&CAN)/Bulgária
Direção Regional do Ensino Primário e Secundário da Macedónia Ocidental (RDPSEWM)/Grécia
Agrupamento de Escolas José Estevão (AEJE)/Portugal
Escola Primária de Orangery. s.r.o. (ORANGERY)/República Checa
Escola Primária VeljkoDugosevic (OSVD)/Sérvia
Contexto geral
O projeto HOPE4schools visa promover a exploração das tecnologias digitais em benefício de professores e alunos, a fim de os ajudar a adaptarem-se mais facilmente para evoluírem e mostrarem resiliência face às adversidades. Portanto, o projeto será realizado para produzir os seguintes resultados:
maior conhecimento e sensibilização em matéria de bem-estar e saúde mental,
aumento do nível de competências digitais de professores e alunos,
aumento do nível de confiança dos professores e alunos na utilização das novas tecnologias para apoiar o bem-estar.
 
Objetivo
O objetivo geral do nosso projeto é desenvolver novos materiais de aprendizagem e, ao mesmo tempo, responder às seguintes questões:
Como podem as escolas em linha apoiar continuamente os seus alunos, funcionários e famílias, de modo a reduzir os riscos para a sua saúde e bem-estar?
Como podemos apoiar cada grupo durante este período?
Como podem os professores interagir com os alunos e mantê-los envolvidos no mundo digital?
Para concretizar estes objetivos o nosso projeto visa:
dotar o pessoal escolar de informações relevantes sobre saúde, segurança, saúde mental e bem-estar, através da participação em atividades de formação e seminários;
equipar o pessoal escolar e os pais com dicas e conselhos sobre como falar com os alunos sobre COVID-19, saúde mental, bem-estar, através de tecnologias digitais interativas;
desenvolver novas competências para o pessoal escolar e os alunos, tais como: compreender a saúde mental, melhorar a comunicação em matéria de saúde, resiliência e gestão do stresse através da participação em eventos de formação do pessoal, em atividades das fases de teste, em seminários, em seminários ou na utilização de recursos de repositórios em linha;
adotar novos métodos de ensino para melhor motivar e envolver os alunos na aprendizagem em linha e nas tecnologias digitais. Os professores e alunos ficarão mais familiarizados e confiantes com novos métodos de ensino on-line como: Kahoot, Jamboard, Nearpod, Padlet, Canvas, Mentimeter etc;
desenvolvimento de uma «cultura» de bem-estar em toda a escola e participação ativa de todo o pessoal, docente e não docente e dos alunos, integrando na estratégia escolar a metodologia do bem-estar e desenvolvendo um plano de ação concreto a este respeito;
estabelecer um clima de sala de aula que minimize os problemas disciplinares e incentive a melhoria académica, através da adoção de medidas práticas na implementação de uma abordagem de bem-estar nas escolas;
aplicar novos métodos em linha e atividades digitais na sala de aula através dos recursos do repositório em linha e partilhar conhecimentos e experiências através de exemplos de boas práticas.
 
O Primeiro Resultado do Projeto designa-se por "Metolologias para professores implementarem o bem-estar nas escolas" cuja versão em português se disponibiliza aqui: h4s1.pdfh4s1.pdf
 
Para mais informações consulte  a página do Projeto através do link ​https://hope4schools.eu/
 
 
Alternate File Name
O apoio da União Europeia à produção desta publicação no âmbito do projeto HOPE4SCHOOLS 2021-1-RO01-KA220-SCH-000024401 não constitui um endosso do conteúdo que reflita apenas as opiniões dos autores, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.