Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > "Origem do Carnaval"
Fevereiro 13
"Origem do Carnaval"

O Carnaval é uimagesCA9Z6YDA.jpgma das festas mais populares do mundo, mas sabes qual é a sua origem?
 
Na verdade não se sabe ao certo qual é a origem dessa festa animada, mas os primeiros relatos dizem que o Carnaval teve a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C., e era uma festa onde os gregos realizavam seus agradecimentos aos deuses pelas boas colheitas do ano.
Anos mais tarde e com o avanço do cristianismo, o Carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, no século XI, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a Terça-feira gorda.
O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carnis valles", que acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres. Durante este período havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
A variação da data do Carnaval no calendário deve-se justamente à ligação direta com a Páscoa – o carnaval deveria ser celebrado sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa (Católica) que ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera (no hemisfério norte) ou do outono (no hemisfério sul).
No período do Renascimento (entre o séc. XIII e séc. XVII) as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas, sendo o carnaval do Rio de Janeiro considerado o maior e mais importante do mundo.

Origens e tradições em Portugal

Em Portugal as tradições carnavalescas são um misto de religiosidade e paganismo. A festa de carnaval chegou ao país nos séculos XV e XVI, recebendo o nome de Entrudo, isto é, introdução à Quaresma.
O Carnaval português, que foi exportado para as antigas colónias, em especial para o Brasil (por volta de 1723), sempre teve características diferentes do de outros países da Europa. Era um divertimento marcado por gastronomia própria, mas também por brincadeiras violentas e pesadas. Durante estes festejos os foliões lançavam farinha, tintas, água suja, entre outras coisas, uns aos outros. A desculpa é sempre a mesma e tem séculos: «É Carnaval, ninguém leva a mal!» Estas práticas foram proibidas por lei e, por isso, passaram a ser utilizadas serpentinas de papel e confetes coloridos. Nos finais do séc. XIX, as cidades de Lisboa e Porto quiseram pôr um fim aos excessos cometidos pelos foliões carnavalescos. Assim, começaram a ser organizados bailes de máscaras em clubes socialmente bem frequentados.
Hoje o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano.
Apesar de algumas localidades portuguesas apresentarem uma tradição carnavalesca mais viva do que outras, a verdade é que não há cidade, vila ou aldeia em Portugal que não festeje o Carnaval, com mais ou menos entusiasmo e alegria.
Atualmente, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente o Carnaval da cidade de Ovar, o de Loulé, o da Ilha da Madeira, o da Mealhada e o de Torres Vedras. De todos, destacam-se dois: o da Mealhada, que é visto como a festividade luso-brasileira por excelência e o de Torres Vedras, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos.
Um  bom  Carnaval  2013  para  todos
 

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com