Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > Visita de Estudo a Conímbriga - 5º ano
Janeiro 18
Visita de Estudo a Conímbriga - 5º ano

   No dia 12 de dezembro de 2012 as turmas do 5º ano da nossa escola foram visitar Conímbriga, a 16 km da cidade de Coimbra, onde podemos encontrar as ruínas romanas mais bem conservadas em Portugal.

    Conímbriga foi ocupada pelos romanos durante o ano 139 a.C , no reinado de César Augusto, tendo, nessa época, ocorrido obras de urbanização muito importantes, das quais se destacam a construção das Termas Públicas e do Fórum (espaço comercial).

   Naquela época, as famílias mais ricas viviam em casas cobertas de telha, com jardins interiores, rodeados de colunas, embelezados com repuxos de água e mosaicos, enquanto os mais pobres viviam em “Ínsulas”, que eram edifícios em altura, sem conforto, nem instalações sanitárias, com muitos habitantes e onde os incêndios eram frequentes. Muitos destes vestígios podem ser vistos nestas ruínas, mas os vestígios romanos que existem em maior quantidade em Conímbriga são os pavimentos em mosaicos muito trabalhados.

      Lá pode visitar-se também o Museu Monográfico, onde estão expostos muitos dos objetos encontrados nas escavações arqueológicas, como por exemplo: moedas, utensílios cerâmicos e objetos do quotidiano, entre outros.
       Também é possível visitar a Casa dos Repuxos, com mosaicos fantásticos e repuxos de água em funcionamento; a Casa dos Esqueletos; o Anfiteatro; as Termas Públicas e uma grande Muralha, para delimitar a cidade e ainda para proteger os Romanos das invasões dos Bárbaros.
Como podes imaginar, Conímbriga é um lugar cheio de História e, por isso, a não perder…

 

Luana, 5ºE
CASA.jpggrupo.jpg
PC120081.jpg






 

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com