Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > Sobre o Acompanhamento da FCT em Cosenza Itália - reflexões
Março 26
Sobre o Acompanhamento da FCT em Cosenza Itália - reflexões

Aprender em contextos reais de aprendizagem, desenvolver soft skills, desenvolver competências necessárias à realização da parte técnica dos cursos profissionais é um desígnio da Escola Publica enquanto promotora da autonomia, enquanto fomentadora de percursos de vida de sucesso, de gente independente, munida com ferramentas que lhes permitam sobreviver com êxito no mundo do trabalho do século XXI. Estes são, portanto, alguns dos objetivos que o Agrupamento de Escolas José Estêvão procura atingir com os alunos dos Cursos Profissionais. O Projeto de Mobilidade Transnacional em rede, do qual fazemos parte em consórcio com outros Agrupamentos e com a EPA, permitiu que 8 dos nossos alunos estejam em Itália, Cosenza, entre 25 de janeiro e 26 de março deste ano. Os alunos estão a desenvolver a sua FCT em diferentes empresas, com diferentes tutores em ambiente real de trabalho, com a obrigação de cumprimento do dever de assiduidade, de pontualidade, de dar provas de flexibilidade, de empreendorismo, de disponibilidade. Estão sozinhos, vivem em apartamentos e fazem toda a sua vida com a bolsa que recebem no âmbito do Projeto Erasmus+. Tive a oportunidade singular de partilhar com eles a semana de 17 a 24 de fevereiro. Começámos com uma visita a Roma durante o fim-de-semana, onde aproveitámos ao máximo o que a cidade tem de melhor, solidificámos o espírito de grupo, limámos algumas arestas daquilo que nem sempre corre bem, num grupo de jovens e adolescentes que, pela primeira vez, fora do aconchego das suas famílias optaram por aceitar o desafio de, em Itália, viverem sozinhos. Durante a semana visitei todos os empregadores e de todos ouvi muito boas referências sobre os nossos jovens, com menção expressa ao bom desempenho técnico e humano e ao cumprimento dos seus deveres enquanto estagiários e para além deles.
Ficam algumas imagens de dias irrepetíveis e inesquecíveis para todos, peloDSC_0812.JPGDSC_0812.JPG que nos fizeram crescer, pelo que nos fizeram compreender que nem tudo o que temos como garantido como o nosso conforto diário e indiscutível, o é em todas as partes do mundo; e por último, que as nossas opções verdadeiras, conscientes e responsáveis se revelarão de extrema utilidade em todas as fases da nossa vida.
Aveiro, março de 2017
Glória Leite

Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com