Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > Nas Dunas em São Jacinto - texto dos alunos de 4º ano
Abril 20
Nas Dunas em São Jacinto - texto dos alunos de 4º ano

Visita de estudo a São Jacinto

No dia cinco de abril de dois mil e dezasseis, nós, a Turma 4A da Escola E.B. 1 n.º 2 de São Bernardo, realizámos  uma visita de estudo a São Jacinto, no âmbito do nosso projeto “Turma Solidária” e do Programa Eco-Escolas.

Uma vez que nós somos uma turma solidária, quisemos ajudar o ambiente, mais propriamente na preservação da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e da praia desta freguesia.
 
Cerca das dez e meia chegámos a São Jacinto e conhecemos a Dra. Angelina e a D. Domingas que nos receberam amavelmente. Começámos por lanchar na Reserva e, logo de seguida, dirigimo-nos para a praia.
 
Quando lá chegámos, deparámo-nos com umas dunas bem cuidadas, com uma flora diversificada, pois há vários anos que grupos de alunos colaboram na limpeza do lixo e na eliminação das plantas invasoras.
 
Na praia, observámos dois tipos de dunas: as embrionárias (mais perto do mar e com vegetação rasteira) e as primárias (mais altas e com estorno). Relembrámos que a areia se forma a partir da erosão das rochas. Aprendemos que a areia das dunas é fixada pelas raízes das plantas. Por isso, plantámos estorno pela praia.
 
No entanto, nem tudo ocorreu como esperávamos, pois avistámos nas ondas do mar espuma com uma cor acastanhada e, na areia, resíduos escuros. Também nos deparámos com caranguejos mortos à beira-mar. Provavelmente, esta situação foi causada pela limpeza de barcos no alto mar.
 
De seguida, regressámos à reserva onde almoçámos tranquilamente, acompanhados pelos sons da natureza.
 
Por volta das catorze horas, voltámos ao trabalho! Visitámos o Centro de Acolhimento, onde a Dra. Angelina nos falou da biodiversidade existente na Reserva Natural de São Jacinto. Depois, fomos conhecer parte da reserva, onde vimos ervas, arbustos e árvores. Também semeámos pinheiros mansos e plantámos as espécies florestais autótones que levávamos, para enriquecer a biodiversidade da reserva. Efetivamente, oferecemos azevinhos, uma espécie que ainda lá não existia.
 
Esta visita de estudo foi agradabilíssima e muito interessante! Realmente cumprimos o objetivo que nos propúnhamos: ser solidários para com a natureza. Enriquecemos os nossos conhecimentos e ficámos mais conscientes e motivados para defender as dunas e a nossa reserva.
Texto coletivo da Turma 4ª
7 de Abril de 2016

Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com