Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > A ESJE e a violência no namoro...
Abril 27
A ESJE e a violência no namoro...

            No passado dia 13 de Abril, segunda-feira, realizou-se na Escola Secundária José Estêvão, uma palestra, conduzida pelas voluntárias Sandra Calhau e Joana Sousa da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – no âmbito do projeto " Direitos Humanos" e foi dinamizado pela disciplina de Psicologia de que é docente a professora Isabel Magalhães. Falou-se de um dos temas mais discutidos na atualidade: a violência no namoro.

            Inicialmente, nesta sessão, as oradoras deram a conhecer a APAV – quais os seus objetivos e funcionamento e mostram que a sua ação incide na proteção e apoio de toda e qualquer vítima, independentemente das diversas situações em que estas se possam encontrar. O fim último desta instituição é, então, minimizar e/ou resolver se possível o(s) problema(s) das vítimas.
            Seguidamente, foi abordado o conceito de relacionamento entre pares, que pode ter efeitos positivos e/ou negativos, como todos sabemos. Desde que começamos a crescer enquanto indivíduos, a nossa aprendizagem é marcada, entre outros fatores, pelos relacionamentos interpessoais, pelo que falhas consecutivas nestes podem causar grandes distúrbios nas pessoas que passam por esses momentos críticos. Destaque-se, assim, a violência no namoro.
            A este respeito, as técnicas da APAV, além de apresentarem um pouco mais sobre o tema, mostraram várias afirmações, em que os alunos tinham que dizer se era mito ou verdade, defendendo o seu ponto de vista. À medida que estes faziam a sua intervenção, as voluntárias esclareciam e davam mais informações sobre o assunto em questão e como a APAV e as pessoas próximas das vítimas poderiam intervir.
            Por fim, foi apresentado um texto que descrevia o caso de um casal. A rapariga sofria vários tipos de violência por parte do namorado: violência verbal, relacional e física. Depois, colocaram várias questões a propósito, que foram respondidas pelos estudantes.
            Em síntese e como conclusão, é importante referir o caráter pedagógico da conferência e a grande preocupação com a consciencialização e sensibilização do público.
 

                                                                                 Patrícia Oliveira e Diana Vieira (12.º G)

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com