Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > SE FOSTE CONVOCADO, NÃO FALTES! VEM REPRESENTAR PORTUGAL!
Março 15
SE FOSTE CONVOCADO, NÃO FALTES! VEM REPRESENTAR PORTUGAL!
​Com o mote "Se foste convocado, não faltes!”, proposto pelo IAVE, os alunos do Agupamento José Estêvão, nascidos em 1999, vão poder participar este ano nos testes do PISA 2015, cujo foco é a área da Ciência. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) realiza-se este ano em cerca de 70 países ou territórios pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
 
Em Portugal, vai envolver 250 escolas e agrupamentos e mais de 9 mil alunos de 15 anos que frequentam qualquer modalidade de ensino, entre o 7.º e o 12.º ano.
No nosso Agrupamento irão ser convocados 42 alunos e, dos convocados, só participará quem quiser, não havendo possibilidade de susbstituições. Daí a importância dos alunos estarem mobilizados para fazer esta representação do País e da região (NUTIII).
Os resultados individuais não importam, nem contam para nota. O teste é desenhado para mostrar se os alunos conseguem pôr em prática o que aprendem nas aulas na área da leitura, matemática e ciência (os três domínios avaliados) e assim resolver problemas.
Em 2015 o foco do PISA é sobre o domínio da Ciência. A grande diferença relativamente aos anos anteriores é que o teste não será feito de papel e lápis, mas sim usando um computador. Sendo o foco a Ciência, parte do teste consiste na apresentação de simulações de experiência geradas informaticamente. São situações interativas sobre as quais o aluno vai ter de produzir e interpretar dados para deles retirar conclusões.
 
Como os testes do PISA nunca são tornados públicos, a OCDE disponibiliza alguns exemplos do tipo de perguntas colocadas. Quanto ao formato é de esperar questões de escolha múltipla e de resposta aberta curta, em que é pedido ao aluno que explique como chegou a determinada conclusão. Os erros ortográficos não são contabilizados.
Não há nenhuma pergunta que exija recurso a conhecimentos curriculares de determinada disciplina. Por isso não é preciso estudar para o PISA.
 
Além do teste do PISA, o aluno terá de responder a um questionário de 45 minutos sobre o seu contexto familiar. Outro questionário será enviado aos pais - dos alunos que forem selecionados para participar na avaliação - antes da data do teste e para ser entregue no dia da sua realização. 
Relativamente ao processo de anonimato, importa salientar que nem o aluno nem a escola são identificados.
Os resultados obtidos são expressos numa escala de 0 a 1000, sendo que 500 é a média. A representatividade do total de alunos portugueses na amostra aleatória a seleção é feita em três etapas por um consórcio estatístico internacional. Os países são divididos em extratos (no caso português em NUT's III).
 
Video sobre o PISA 2015: https://youtu.be/SZP3-4d9JJI
 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com