Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > Palestra sobre tráfico Humano - 10 de dezembro de 2014
Dezembro 16
Palestra sobre tráfico Humano - 10 de dezembro de 2014

trafico humano.JPG

No passado dia 10 de dezembro, a Escola Secundária José Estêvão recebeu a visita das técnicas Carla e Marta Ferreira, em representação da APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - para a realização de uma palestra no âmbito daquele que constitui, no mundo contemporâneo, um dos maiores e mais silenciados atentados aos Direitos Humanos: o Tráfico Humano.

 

Numa fase inicial, o auditório constituído por alunos do 12.º ano, foi elucidado, diligentemente, acerca dos objetivos, princípios/valores, funcionamento e demais características da APAV - instituição sem fins lucrativos e de voluntariado cuja ação incide essencialmente na proteção e apoio de toda e qualquer vítima, de forma individualizada, qualificada e humanizada, no seu contexto particular e específico.
Seguidamente, e até ao epílogo deste encontro, as oradoras discorreram acerca do tema problema nuclear proposto: o tráfico de pessoas. A este respeito, procedeu-se à dissecação do fenómeno, pondo em evidência o impacto e a ação das múltiplas redes de tráfico humano já detectadas (e outras, ainda, somente especuladas), através das quais os indivíduos são transaccionados, num processo desumano que os equipara miseramente a objetos, sendo, como tal, vendidos para a concretização de diversas tarefas e propósitos, nomeadamente a exploração sexual, a escravização, entre outros.
Em síntese, e como conclusão, é de relevância distinguir o caráter eclético e consistente que delineou a conferência, na medida em que, não apenas existiu uma componente pedagógica, como também verificámos a presença de uma forte preocupação referente à consciencialização e sensibilização do público, muito particularmente dos jovens, relativamente a esta atrocidade alarmante, tão chocante quanto de verídica e à qual, qualquer um de nós, sem excessão, se encontra suscetível e vulnerável.

 

Andreína Nunes (12.º G)

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com