Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA - 20 de novembro de 2014
Novembro 20
 DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA - 20 de novembro de 2014

Para homenagear a FILOSOFIA, que hoje comemora o seu DIA MUNDIAL, nada melhor do que partilharmos o pensamento dos nossos alunos...

 

 
 

 

 
Como seria o mundo sem filosofia?

 

“Que sorte para os ditadores que os homens não pensem.”
 (Adolf Hitler)

 

 “Também há educação normal, mas disciplinas como a filosofia foram banidas porque ensinam kuffr [a recusa em aceitar a verdade de Alá] e levam a desacreditar da unicidade de Alá.”
(Fábio, jihadista português a lutar pelo EIIL)
 
Um mundo sem filosofia seria, certamente, melhor. Que mania esta, deste ser a que chamamos Homem, que se põe a pensar. Não haverá, certamente, ato mais hediondo que este.
 
Ao pensarmos, duvidamos da ordem de Alá, de Deus, da nossa grande Pátria, do Führer, …, que só nos querem tanto bem.
 
A filosofia será, portanto, o maior inimigo da humanidade. Faz com que nos ponhamos com a mania das grandezas, julgando que valemos qualquer coisa por nós próprios, individualmente.
 
Desestabiliza as massas e corrompe a juventude, que se torna relutante em aceitar a tradição e os bons costumes.
 
 Sem ela, poderíamos construir uma sociedade perfeita, cinzenta e uniforme, qual pasta amorfa sem desigualdades.
 
Ou até mesmo, quem sabe, viver verdadeiramente felizes, saltando de ramo em ramo, de árvore em árvore, como os nossos antepassados, satisfazendo verdadeiramente os nossos anseios corporais.
 
Acho, por isso, prioritário remover a filosofia dos programas escolares, uma vez que apanha os jovens, ainda não totalmente formatados, e ensina-os a pensar por si, a serem livres e a duvidar do poder instaurado.
Afonso Rufino (10.ºC)
 
 
FILOSOFIA…
 
‘’Só mesmo a filosofia pode dizer o que é a filosofia, e ainda se ela existe genericamente ou se é apenas um nome a encobrir um fantasma desprovido de valor.’’ (Georg Simmel)
Para nós, e para muitos, a filosofia é uma área do saber humano que exercita o pensamento. É a arte de pensar, refletir, compreender o mundo que nos rodeia procurando responder às questões que desde sempre preocuparam o Homem. Como arte da indagação e da reflexão, a Filosofia é uma permanente inquietação – a cada resposta corresponde sempre um sem número de novas questões.
A utilidade da filosofia é inegável. Ao usarmos a razão e ao dialogarmos estamos a desenvolver as nossas competências. A filosofia torna-nos mais críticos e faz com que não aceitemos nada antes de questionar a sua verdade (promove uma atitude antidogmática e despreconceituosa). Além disso, a filosofia permite-nos organizar o pensamento de forma a melhor defendermos as teses em que acreditamos – o poder da argumentação e da persuasão são armas úteis num mundo onde os dotes de oratória podem fazer com que uma boa ideia seja aceite por todos.
Em conclusão, a filosofia está para o Homem como os “porquês” estão para as crianças. E só respondendo aos “porquês” é possível ousar e ir mais além.

Bárbara Lobo e Leonor Nicolau (10º D)

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com