Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Jornal do Agrupamento

:

Iniciação Rápida

Jornal do Agrupamento > Artigos > Encontro Comenius em Emmeloord
Novembro 19
Encontro Comenius em Emmeloord

Pela quarta vez alguns alunos e professores do 8º H que participam no projeto Comenius “Let’s  fight against violence for a peaceful european school” em que participa desde 2012 a Escola Básica Bernardo de Claraval (S. Bernardo) do Agrupamento de Escolas José Estêvão estiveram presentes em Emmeloord, Países baixos onde foram recebidos de forma extraordinária. Esta foi uma excelente oportunidade para rever professores e alunos e conhecer novos colegas. Além disso, alunos e professores puderam conhecer a cultura, a língua, o sistema educacional, as tradições e estilo de vida deste lindo e verde país. Uma vez mais, este foi igualmente um momento de partilha informal de diferentes estratégias dos países participantes no tratamento dos casos de violência nas escolas.

O objetivo geral deste projeto é identificar as causas que conduzem à violência entre os alunos nas escolas envolvidas, a fim de identificar formas eficazes de a prevenir e reduzir. Dessa forma, pretende-se consciencializar pais, alunos e demais membros da comunidade educativa sobre os fatores de risco e as dimensões reais do fenómeno da violência na escola e estimular o aumento da comunicação entre os atores envolvidos para melhorar a gestão de conflitos.

Durante as sessões de trabalho, os quatro alunos do 8º H expuseram os resultados de um questionário online aplicado a alunos portugueses e romenos sobre o tema “Computadores e media sociais na vida dos alunos” e que pretendia averiguar de que forma os alunos lidam com os media sociais e as várias formas de pressão a que podem ser sujeitos. Ao longo dos cinco dias, alunos e professores observaram e participaram ativamente em aulas de Dança, Inglês, Matemática, Ciências Sociais, Cuidados Pessoais, Metalotecnia, Construção Civil, Reparação Automóvel numa escola com vários tipos de ensino, do regular ao vocacional.

À semelhança do ocorrido nos encontros anteriores, a escola “Emelwerda College” proporcionou visitas a vários locais, entre os quais, a cidade piscatória de Urk, Blokzijl, Volendam, onde foi visitada uma fábrica de queijos e de socas tipicamente holandesas. Em Amsterdão, percorremos os canais de barco e visitámos a casa de Anne Frank. Uma das atividades mais apreciadas por todos foi, sem dúvida, a patinagem no gelo que proporcionou momentos inolvidáveis.​



Comentários

Não existem comentários para este artigo.
 

Comentários da Rede Social

 
​Os Visitantes não autenticados neste site podem comentar os artigos através da sua conta pessoal do Hotmail, Facebook, etc. Se está a utilizar o Internet Explorer deverá para este efeito adicionar nas Opções da Internet - Segurança - Intranet Local - Sites - Avançadas: *.live.com ou *.facebook.com