Last modified at 29-11-2023 07:35 by Fernando Delgado Pereira Santos
default-logo

A principal missão do projeto Autismo-IncluDi é o acesso e inclusão dos alunos autistas no modelo de ensino a distância (EaD).​

A implementação do Ensino a Distância (EaD) durante o período pandémico da COVID-19 revelou muitas questões relacionadas com as capacidades do ensino superior e a capacidade de utilização eficaz das tecnologias de (EaD) para uma educação acessível e inclusiva, as competências relativas do seu pessoal docente e administrativo e a fragilidade dos seus programas de estudos em educação especial (aprendizagem inicial e ao longo da vida) para formar adequadamente os professores e cuidadores para o uso acessível e inclusivo da (EaD) para o autismo.

Com base na situação acima descrita e nas necessidades contemporâneas, o projeto Autismo-IncluDi visa alcançar o seguinte:

 

A – Ultrapassar as barreiras que os alunos autistas enfrentam ao participar na EaD, mediante:
1. O aumento da capacidade das instituições de ensino superior para o (EaD), o desenvolvimento da pedagogia e dos conhecimentos digitais e a utilização intencional das tecnologias digitais.
– O desenvolvimento do Modelo Educativo e Quadro de Competências para o ensino de alunos autistas através do (EaD)
– O desenvolvimento de conteúdo e de ferramentas para ministrar cursos de formação
– A exploração de tecnologias de assistência social para apoiar os alunos
– A elaboração de um relatório com recomendações sobre as melhores políticas dirigido às instituições e partes interessadas do ensino superior

2. A sensibilização do pessoal do ensino superior para as barreiras que os estudantes autistas enfrentam no (EaD) e o desenvolvimento das competências do pessoal do ensino superior para uma implementação acessível e inclusiva da educação e dos desenvolvimentos.

B – Melhoraria da formação e das competências dos professores/cuidadores de educação especial em matéria de (EaD) acessível e inclusiva, mediante:
1. A modernização dos programas de estudos de ensino superior de professores de educação especial, com ênfase nas competências de implementação do EaD e nas necessidades relacionadas com o mercado de trabalho.
2. A promoção da dimensão de aprendizagem ao longo da vida do ensino superior com cursos de curta duração para profissionais do autismo que conduzam a micro-credenciais, em pedagogias e tecnologias de (EaD) capazes de incluir estudantes autistas.

C – A avaliação dos resultados da execução
Avalie os resultados produzidos, obtenha feedback e renove qualquer aspeto necessário da estrutura e conteúdo de treinamento (esquema de avaliação lean) com:
— Formadores do pessoal do ensino superior que frequentarão o curso de formação
— Alunos do ensino superior em programas de licenciatura em educação especial
— Professores de educação especial e cuidadores que serão submetidos ao curso de formação ao longo da vida.


Consulte o website do Projeto em http://autism-includi.uom.gr​ 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

    
  Co-funded erasmus
The 
European Commission’s support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents, which reflect the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein