Última modificação em 29-11-2023 07:35 por Fernando Delgado Pereira Santos
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A principal missão do projeto Autismo-IncluDi é o acesso e inclusão dos alunos autistas no modelo de ensino a distância (EaD).​

A implementação do Ensino a Distância (EaD) durante o período pandémico da COVID-19 revelou muitas questões relacionadas com as capacidades do ensino superior e a capacidade de utilização eficaz das tecnologias de (EaD) para uma educação acessível e inclusiva, as competências relativas do seu pessoal docente e administrativo e a fragilidade dos seus programas de estudos em educação especial (aprendizagem inicial e ao longo da vida) para formar adequadamente os professores e cuidadores para o uso acessível e inclusivo da (EaD) para o autismo.

Com base na situação acima descrita e nas necessidades contemporâneas, o projeto Autismo-IncluDi visa alcançar o seguinte:

 

A – Ultrapassar as barreiras que os alunos autistas enfrentam ao participar na EaD, mediante:
1. O aumento da capacidade das instituições de ensino superior para o (EaD), o desenvolvimento da pedagogia e dos conhecimentos digitais e a utilização intencional das tecnologias digitais.
– O desenvolvimento do Modelo Educativo e Quadro de Competências para o ensino de alunos autistas através do (EaD)
– O desenvolvimento de conteúdo e de ferramentas para ministrar cursos de formação
– A exploração de tecnologias de assistência social para apoiar os alunos
– A elaboração de um relatório com recomendações sobre as melhores políticas dirigido às instituições e partes interessadas do ensino superior

2. A sensibilização do pessoal do ensino superior para as barreiras que os estudantes autistas enfrentam no (EaD) e o desenvolvimento das competências do pessoal do ensino superior para uma implementação acessível e inclusiva da educação e dos desenvolvimentos.

B – Melhoraria da formação e das competências dos professores/cuidadores de educação especial em matéria de (EaD) acessível e inclusiva, mediante:
1. A modernização dos programas de estudos de ensino superior de professores de educação especial, com ênfase nas competências de implementação do EaD e nas necessidades relacionadas com o mercado de trabalho.
2. A promoção da dimensão de aprendizagem ao longo da vida do ensino superior com cursos de curta duração para profissionais do autismo que conduzam a micro-credenciais, em pedagogias e tecnologias de (EaD) capazes de incluir estudantes autistas.

C – A avaliação dos resultados da execução
Avalie os resultados produzidos, obtenha feedback e renove qualquer aspeto necessário da estrutura e conteúdo de treinamento (esquema de avaliação lean) com:
— Formadores do pessoal do ensino superior que frequentarão o curso de formação
— Alunos do ensino superior em programas de licenciatura em educação especial
— Professores de educação especial e cuidadores que serão submetidos ao curso de formação ao longo da vida.


Consulte o website do Projeto em http://autism-includi.uom.gr​ 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

    
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