A principal missão do
projeto Autismo-IncluDi é o acesso e inclusão dos alunos
autistas no modelo de ensino a distância (EaD).
A implementação do Ensino a
Distância (EaD) durante o período pandémico da COVID-19 revelou muitas questões
relacionadas com as capacidades do ensino superior e a capacidade de utilização
eficaz das tecnologias de (EaD) para uma educação acessível e inclusiva, as
competências relativas do seu pessoal docente e administrativo e a fragilidade
dos seus programas de estudos em educação especial (aprendizagem inicial e ao
longo da vida) para formar adequadamente os professores e cuidadores para o uso
acessível e inclusivo da (EaD) para o autismo.
Com base na situação acima
descrita e nas necessidades contemporâneas, o projeto Autismo-IncluDi visa
alcançar o seguinte:
A –
Ultrapassar as barreiras que os alunos autistas enfrentam ao participar na EaD,
mediante:
1. O aumento da capacidade das instituições de ensino superior para
o (EaD), o desenvolvimento da pedagogia e dos conhecimentos digitais e a
utilização intencional das tecnologias digitais.
– O desenvolvimento do
Modelo Educativo e Quadro de Competências para o ensino de alunos autistas
através do (EaD)
– O desenvolvimento de conteúdo e de ferramentas para
ministrar cursos de formação
– A exploração de tecnologias de assistência
social para apoiar os alunos
– A elaboração de um relatório com recomendações
sobre as melhores políticas dirigido às instituições e partes interessadas do
ensino superior
2. A sensibilização do
pessoal do ensino superior para as barreiras que os estudantes autistas
enfrentam no (EaD) e o desenvolvimento das competências do pessoal do ensino
superior para uma implementação acessível e inclusiva da educação e dos
desenvolvimentos.
B –
Melhoraria da formação e das competências dos professores/cuidadores de
educação especial em matéria de (EaD) acessível e inclusiva, mediante:
1. A
modernização dos programas de estudos de ensino superior de professores de
educação especial, com ênfase nas competências de implementação do EaD e nas
necessidades relacionadas com o mercado de trabalho.
2. A promoção da
dimensão de aprendizagem ao longo da vida do ensino superior com cursos de curta
duração para profissionais do autismo que conduzam a micro-credenciais, em
pedagogias e tecnologias de (EaD) capazes de incluir estudantes
autistas.
C – A
avaliação dos resultados da execução
Avalie os resultados produzidos, obtenha
feedback e renove qualquer aspeto necessário da estrutura e conteúdo de
treinamento (esquema de avaliação lean) com:
— Formadores do pessoal do
ensino superior que frequentarão o curso de formação
— Alunos do ensino
superior em programas de licenciatura em educação especial
— Professores de
educação especial e cuidadores que serão submetidos ao curso de formação ao
longo da vida.
Consulte o website do
Projeto em http://autism-includi.uom.gr